Mensagem de boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves

Consciente de que a organização de eventos se tornou numa ferramenta indispensável na captação de pessoas e recursos para o nosso Concelho e reconhecendo a cultura e o turismo como determinantes no desenvolvimento local, o Município de Santarém é hoje palco privilegiado de eventos de referência no calendário nacional, como o Festival Nacional de Gastronomia (final de outubro, início de novembro) ou a Feira Nacional da Agricultura (início de junho) que atraem muitos visitantes e turistas, fomentando o crescimento socioeconómico e, consequentemente, a criação de riqueza para a região.

A centralidade e a qualidade dos acessos, uma herança patrimonial de elevado valor artístico, arquitetónico e histórico e a mestria no cruzamento entre tradição e modernidade, fazem de Santarém o destino certo para acolher um evento, cujo conceito revisita a história de Portugal através da metáfora da recriação de uma corte.

A manutenção e revitalização do capital cultural da cidade passam, não apenas por realçar as suas valências patrimoniais e históricas, mas também por implementar um conjunto de atividades de animação cultural que permitam a perpetuação dos conceitos apresentados. Tal como tem vindo a acontecer no Convento de S. Francisco, a organização do Court Atlante pretende dinamizar o espaço mantendo viva a chama cultural das gentes da cidade, do concelho e do país, sendo que, um evento realizado num monumento histórico beneficia de uma atmosfera requintada e prestigiante, que poderá atrair nichos de mercado mais seletivos quanto ao tipo de público, entre os quais visitantes estrangeiros.

Arrisque uma visita a um evento pioneiro na nova fileira do luxo português que junta no mesmo espaço marcas de relevo e profissionais nacionais do segmento do luxo, interligando gastronomia, agro-produtos, mobiliário, cutelaria, entretenimento/ espetáculo, floricultura, perfumaria, vidraria, porcelana, têxtil, entre outros, e aproveite para visitar a cidade que lhe dá corpo.

O Município de Santarém deseja a todas as empresas que apostam nesta primeira edição do Court Atlante muitos e bons negócios, pois o sucesso das empresas participantes contribuirá, certamente, para o êxito do evento.

A todos, sem exceção, bem-vindos ao Festival, bem-vindos a Santarém!

Ricardo Gonçalves